Brasil ganha 85 Leões em Cannes e AKQA é o destaque do país

O Brasil conquistou 7 Leões no quinto e último di7 a do Festival de Cannes, após as avaliações das categorias Titanium, Film, Sustainable Development Goals e Glass: The Lion for Change. Com isso, o país encerra sua participação no evento com 85 Leões dentre as 27 categorias, incluindo 2 Grand Prix,  7 Ouros,  22 Pratas e 54 Bronzes.

A agência de maior destaque no dia foi a Wieden+Kennedy, que faturou 3 Leões em Film, 1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze, todos para “The Endless Ad”, para Old Spice. O quarto troféu na categoria foi uma prata para a AlmapBBDO. Outro destaque da sexta-feira 21 é a VMLY&R, com 1 bronze em Glass graças a “Next Minute Scene”, para Ministério Público e Abap (o único do Brasil na categoria) e outro bronze em Sustainable Development, com “Next Minute Law (para os mesmos anunciantes). Um segundo bronze brasileiro na categoria focada em desenvolvimento sustentável foi para “Accessibility Mat”, da GTB para Ford. Em Titanium, o país passou em branco, onde não emplacou sequer shortlist.

A AKQA de São Paulo encerra o Festival de Cannes como melhor agência brasileira. A agência conseguiu um raro feito de ter dois cases diferentes premiados com Grand Prix: “Bluesman”, para Baco Exu do Blues, que venceu em Entertainment Lions for Music, e “Air Max Graffiti Stores”, para Nike, que ganhou em Media Lions. Outras 2 pratas e 3 bronzes completaram o total de 7 Leões da agência, que se destacou na pontuação por conta dos dois GPs.

A David foi a segunda melhor, com 1 ouro, 3 pratas e 5 bronzes, em um total de 9 Leões. A Wieden+Kennedy teve a terceira maior pontuação sem considerar shortlists, graças aos 2 ouros, obtidos em Film (com a já mencionada “The Endless Ad”) e Film Lions, com a série “Astronault”, “Garage”, “Skier”, “Boy Scouts” e “City”, para o chocolate Lacta 5star, de Mondelez.

Fecham o top ten das maiores pontuações a Grey, Africa, VML Y&R, Tech and Soul, Wunderman Thompson, AlmapBBDO e Ogilvy. Se o critério for número de Leões, destaque para a Grey, com 10 troféus, David (9), Africa (8), AKQA (7), Tech and Soul (7), VML Y&R (6) e AlmapBBDO (5).

Com 2.093 peças inscritas, o país teve um aproveitamento de 4% de conquista de Leões na relação com as incrições. Segundo organizadores do festival, a previsão para o número total de Leões ficaria em torno de 3% do total, o que coloca o rendimento do país cerca de 33% superior à média mundial no Cannes Lions. No ano passado, os 101 Leões indicaram o índice de sucesso um pouco maior, de 4,74%, na relação entre conquistas e entries. Os júris, no entanto, foram mais rigorosos neste ano.

Grandes ideias

No último dia, foram concedidos 4 Grand Prix. Em Titanium, a vitória foi de “The Whopper Detour”, da FCB NY para Burger King. A série de filmes “Rigor”, “Perseverence”, “Resolve”, “Courage”, “Fearlessness”, da Droga5 para The New York Times, faturou o GP de Film. Em Glass, “The Last Ever Issue”, da VMLY&R para Gazeta P.L/Mastercard e BNP Paribas, foi o vitorioso, enquanto “The Lion´s Share”, da Clemenger BBDO para Mars Austrália, foi o GP de Sustainable Development Goals.

“The Whopper Detour”, da FCB NY para Burger King, sai de Cannes com três Grand Prix, nas categorias Titanium, Direct e Mobile. A série de comerciais “Resolve”, “Rigor”, “Courage”, “Perseverence”, Fearlessness”, da Droga5 para The New York Times, faturou 2 Grand Prix: Film e Film Craft. Da mesma forma, a ação “Nike Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike, saiu vitoriosa em duas áreas: Outdoor e Entertainment Lions for Sport. Entre os anunciantes, o Burger King e Nike conquistaram 3 Grand Prix, sendo que a Nike teve vitórias com dois cases diferentes. “Dream Crazy” e ““Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP.

Ranking de agências por pontuação: 

AgênciasPontos
AKQA83
DAVID51
WIEDEN+
KENNEDY
40
GREY38
AFRICA36
VMLY&R34
TECH AND SOUL29
WUNDERMAN THOMPSON24
ALMAPBBDO23
OGILVY21
ARTPLAN18
BETC HAVAS17
GTB16
NBS10
LEW LARA TBWA7
McCANN HEALTH7
PUBLICIS6
CP+B3
FCB3
LEO BURNETT TM3
NATIONAL GEOGRAPHIC3
TALENT MARCEL3
TRIBAL3
Z+ HAVAS3

 Total de Leões do Brasil por agência:

AGÊNCIASGRAND PRIXOUROPRATABRONZETOTAL 
GREY  2810
DAVID 1359
AFRICA  358
AKQA2 237
TECH AND SOUL  257
VMLY&R 1146
ALMAPBBDO  235
GTB  134
WIEDEN+
KENNEDY
 2114
WUNDERMAN THOMPSON 1 34
BETC HAVAS  213
OGILVY 1 23
ARTPLAN 1 12
NBS  112
PUBLICIS   22
CP+B   11
FCB   11
LEO BURNETT TM   11
LEW LARA TBWA  1 1
McCANN HEALTH  1 1
NATIONAL GEOGRAPHIC   11
TALENT MARCEL   11
TRIBAL   11
Z+ HAVAS   11
TOTAL BRASIL27225485

O Cannes Lions distribuiu, ao todo, 28 Grand Prix em 27 categorias, para:

1) “Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Outdoor)

2) “The Blank Edition”, da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar (Print&Publishing)

3) “Creatability”, do Google Creative Lab para Google (Design)

4) “Breath of life”, da McCann Health China para GSK (Pharma)

5) “Thisables”, McCann TelAviv para Ikea (Health & Welness)

6) “Address the future”, da Virtue Copenhagen ara Carlings (Digital Craft)

7) “Resolve (Myanmar)”, “Rigor (Taxes)”, “Courage (Mexican Spyware)”, “Perseverence (Immigration)”, Fearlessness (ISIS)”, da Droga5 para The New York Times (Film Craft)

8) “Just do It HQ At the Church”, da Momentum NY e Canadá para Nike (Industry Craft)

9) “Nike Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Entertainment Lions for Sport)

10) “Bluesman”, da AKQA SP para Baco Exu do Blues (Entertainment Lions for Music)

11) “This is America”, da Doomsday para Childish Gambino (Entertainment Lions for Music)

12) “5B”, da UM Studios NY para Johnson&Johnson (Entertainment Lions)

13) “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike (Media)

14) “Go Back to Africa”, da FCB/SIX Toronto para Black&Abroad (

15) “The E.V.A. Initiative”, da Forsman & Bodenfors para Volvo Cars (Creative Strategy)

16) “Keeping Fortnite Fresh”, da VML Y&R Kansas para Wendy´s (Social & Influencer)

17) “The Tampon Book: A Book Against Tax Discrimination”, da Scholz & Friends Berlin para The Female Company ()

18) “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King

19) “Westworld: the Maze”, da 360i NY para Westworld (HBO) (Radio&Lions)

20) “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King (Mobile)

21) “Changing the Game”, da McCann NY para XBox Microsoft (Brand Experience & Activation)

22) “See Sound”, da Area 23 e FCB Health para Wavio (Innovation)

23) “Do Black – The Carbon Limit Credit Card”, da RBK Communication (Suécia) para Doconomy (Creative Ecommerce)

24) “Black Supermarket”, da Marcel Paris para Publicis (Creative Effectiveness)

25) “The Whopper Detour”, da FCB NY para Burger King

 26) “Rigor”, “Perseverence”, “Resolve”, “Courage”, “Fearlessness”, da Droga5 para The New York Times

27) “The Last Ever Issue”, da VMLY&R para Gazeta P.L/Mastercard e BNP Paribas 

28) “The Lion´s Share”, da Clemenger BBDO para Mars Austrália



Resumo das categorias do dia 21/06:

Titanium Lions:
Inscrições: 171
Prêmios no total: 6
Grand Prix: “The Whopper Detour”, da FCB NY para Burger King
Brasil: 0

Film Lions:
Inscrições: 2793
Prêmios no total: 78
Grand Prix: “Rigor”, “Perseverence”, “Resolve”, “Courage”, “Fearlessness”, da Droga5 para The New York Times
Brasil: 4 Leões, sendo 1 Ouro, 2 Pratas e 2 Bronzes
“The Endless Ad”, da Wieden+Kennedy SP para Old Spice – OURO
“The Endless Ad”, da Wieden+Kennedy SP para Old Spice – PRATA
“Coma: a Getty Images Original Series”, da AlmapBBDO para Old Spice – PRATA
“The Endless Ad”, da Wieden+Kennedy SP para Old Spice – BRONZE

Glass: The Lion for Change:
Inscrições: 193
Prêmios no total: 8
Grand Prix: “The Last Ever Issue”, da VMLY&R para Gazeta P.L/Mastercard e BNP Paribas 
Brasil: 1 Leão, sendo 1 Bronze
“Next Minute Scene”, da VML Y&R para Ministério Público e ABAP – BRONZE

Sustainable Development Goals:

Inscrições: 834
Prêmios no total: 22
Grand Prix: “The Lion´s Share”, da Clemenger BBDO para Mars Austrália
Brasil: 2 Leões, sendo 2 Bronzes
“Next Minute Law”, da VMLY&R e Y&R para Ministério Público e ABAP – BRONZE
“Accessibility Mat”, da GTB para Ford – BRONZE

Fonte: Propmark

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